O valor da aposentadoria foi reajustado em 6,08%. Uma vergonha, pois é menos da metade do percentual de reajuste do salário mínimo. Observe que o governo federal dividiu os aposentados em duas categorias distintas, os que receberão o mesmo percentual de aumento do salário mínimo e o “resto” que, por terem contribuído com valores maiores para a previdência, agora estão sendo roubados.

Os trabalhadores brasileiros, depois de vários anos contribuindo para o engrandecimento desta nação, são condenados a envelhecer, se aposentar e fatalmente conhecer a pobreza. Enquanto o valor destas aposentadorias desce o padrão de vida, levando muitos à miserabilidade, o valor dos produtos, serviços, alimentação, saúde, medicamentos, sobem assustadoramente, baseado no percentual de reajuste do salário mínimo.

Não tenho dúvidas que se aposentar está ficando cada vez mais difícil devido às constantes mudanças de regras. A lei é injusta. O cidadão contribui com altos descontos nos salários para a Previdência Social, acreditando em uma aposentadoria digna e está sendo enganado, pois, na realidade, ficará cada vez mais pobre e sem condições de sobreviver com dignidade.

É revoltante saber que só os trabalhadores da iniciativa privada estão condenados a isso, pois os funcionários públicos são regidos por outra lei e os nossos nobres deputados estaduais e federais, inclusive aqueles que aprovaram estas leis, depois de três legislaturas, ou seja, 12 anos de “trabalho”, se aposentam com salário integral, e os governadores e presidentes se aposentam após um mandato, ou seja, com quatro anos de “trabalho”.

Os excelentíssimos, em sua maioria corruptos,, mudaram a Lei da Aposentadoria de todos os brasileiros, mas não a deles. É justo, trabalham muito, ganham pouco e a expectativa de vida deles é baixa. Foram aprovados no Senado, há mais de dois anos, e se encontram na Câmara dos Deputados, “em passo de tartaruga”, os Projetos de Lei 0001/07 e 4434/08, que visam a regulamentar os aumentos e recuperação de aposentadorias.

Quando será que eles sairão da gaveta? Precisamos intensificar a luta para reverter essa situação indigna pós-aposentadoria. É necessário que a população, idosos e jovens, que também vão se aposentar, pensem bem, pesquisem sobre seus candidatos e, nas urnas, escolham os com discernimento, cidadania, inteligência e ética.

Todos, inclusive os que já passaram dos 70 anos, precisam se mobilizar, e nas próximas eleições, ir às urnas, num voto livre, mas consciente, pois somente unidos, poderemos sonhar com um envelhecimento digno para todos os brasileiros.

Juraci F. de Almeida
é presidente do Conselho Municipal do Idoso, membro do Conselho Estadual do Idoso e diretora da Universidade Aberta à Integração (Unai)