A queda traz muitas conseqüências que são, em alguns casos, irreparáveis. Os idosos em geral são mais propensos a acidentes, no seu dia-a-dia, obrigando-os a tomar uma série de atitudes para evitar os acidentes.

Dados estatísticos mostram que 60% dos idosos que têm quedas sofrem quebra de quadril, ficando dependentes de cadeira de rodas. As pessoas com visão alterada, que usam medicamentos psicotrópicos ou com histórico de fratura por osteoporose, apresentam maior risco de sofrer quedas, também as que têm dificuldade para andar, que usam bengala ou andador.

Muitas vezes as pessoas caem porque não assumem um comportamento de risco e também por não aceitarem suas limitações, insistindo em realizar atividades arriscadas.

O Artigo 15, parágrafo 2º do Estatuto do Idoso incumbe ao poder público fornecer aos idosos próteses, órteses (refere-se unicamente aos aparelhos ou dispositivos ortopédicos de uso externo, destinados a alinhar, prevenir ou corrigir deformidades ou melhorar a função das partes móveis do corpo) e outros recursos relativos ao tratamento de habilitação ou reabilitação. Porém é possível, e vale a pena amenizar parte desses riscos por meio de alguns cuidados tais como:

    • Ao acordar, deve-se primeiro sentar e aguardar um minuto para se levantar, com isso evita-se a tonteira e consequentemente a queda;
    • Ao subir ou descer escadas, faça-o devagar e segure sempre no corrimão, observando bem os degraus;
    • Mantenha sempre uma iluminação nas escadas e corredores;
    • Deixe a luz do quarto ou o abajur ao lado da cama acesa durante a noite. A luz deve ser de baixa intensidade, o suficiente para evitar a escuridão;
    • Se necessitar de óculos use-o sempre e não se esqueça de consultar o oftalmologista;
    • No boxe, use tapete antiderrapante e fique atento para não deixar sabão no piso do boxe do banheiro;
    • Instale alças e barras de sustentação próxima ao vaso sanitário e no boxe;
    • Elimine tapetes e tapetinhos, pois eles são um perigo ou, em último caso, use apenas os antiderrapantes;
    • Evite o uso de sandálias ou calçados que não se adaptem perfeitamente aos pés;

Fique atento ao caminho que vai do quarto ao banheiro e até a cozinha, pois 90% das quedas ocorrem neste trajeto.
O adulto maduro e consciente deve planejar para seu futuro uma residência com adaptações adequadas para prevenir acidentes.